NeST Brasil

A Network of Southern Think-Tanks (NeST) é uma rede colaborativa do Sul e para o Sul, composta por think-tanks e pesquisadores do Sul Global comprometidos com a geração, sistematização e compartilhamento de conhecimento sobre a Cooperação Sul-Sul. O capítulo brasileiro, NeST-Brasil, busca oferecer evidências empíricas e bases conceituais para o debate sobre a Cooperação Sul-Sul, a partir da produção de conhecimento e a promoção de debates e diálogos políticos sobre a Cooperação Brasileira.

A Network of Southern Think-Tanks (NeST) é uma rede colaborativa do Sul e para o Sul, composta por think-tanks e pesquisadores do Sul Global comprometidos com a geração, sistematização e compartilhamento de conhecimento sobre a Cooperação Sul-Sul. O capítulo brasileiro, NeST-Brasil, busca oferecer evidências empíricas e bases conceituais para o debate sobre a Cooperação Sul-Sul, a partir da produção de conhecimento e a promoção de debates e diálogos políticos sobre a Cooperação Brasileira.

Sobre a NeST

A Network of Southern Think-Tanks (NeST) nasce com o objetivo de oferecer respostas, a partir do Sul, à necessidade de construção de uma plataforma global que permita analisar, monitorar e contabilizar a Cooperação Sul-Sul, assim como compartilhar conhecimento e consolidar posições comuns entre parceiros que subsidiem sua participação nos fóruns globais voltados à questões do desenvolvimento internacional.

Histórico da NeST Global

Em 2014, os membros fundadores da Rede foram eleitos em evento paralelo ao Primeiro Encontro de Alto Nível da Parceria Global para Efetiva Cooperação para o Desenvolvimento no México, com o intuito de impulsar respostas à demanda resultante da Conferência de Provedores do Sul (Nova Déli, 2013) sobre os desafios relacionados à conceitualização, mensuração e fortalecimento da Cooperação Sul-Sul.

Em outubro de 2014, em Beijing, representantes de instituições de pesquisa de quatro países (IPEA/Brasil, China Agriculture University/China, Regional Information Systems for Developing Countries/ Índia e South African Institute for International Affairs/África do Sul) acordaram as linhas gerais do Plano de Trabalho da NeST Global, assim como questões estratégias para o funcionamento da rede.

Funcionamento da Rede

O Plano de Trabalho prevê atividades que busquem consolidar entendimentos comuns sobre a definição e marcos conceituais da Cooperação Sul-Sul; elaborar indicadores para mensurar seu impacto; aprimorar informações da CSS e seus respectivos sistemas de gestão; promover intercâmbio, aprendizagem e trocas de conhecimento entre os parceiros em desenvolvimento; realizar pesquisas empíricas e avaliações em campo; fortalecer capacidades e oferecer suporte técnicos a agências de cooperação dos países em desenvolvimento; desenvolver estratégias comuns entre os parceiros do Sul para seu engajamento nos debates internacionais.

Com relação aos princípios para o funcionamento da rede, estabeleceu-se a importância da constituição de capítulos nacionais e regionais para o desenvolvimento de atividades em estreito diálogo com as diversas realidades dos parceiros da CSS. O Secretariado Internacional da NeST está a cargo do Research and Information System for Developing Countries (RIS) e, atualmente, dois capítulos nacionais foram criados: Brasil e África do Sul. Ainda, a NeST é aberta para a participação de todas aquelas organizações, redes e indivíduos interessados que atuem com pesquisa e análise da cooperação sul-sul. Por sua vez, as autoridades governamentais, incluindo formuladores de políticas do executivo e legisladores, assim como representantes de instituições regionais e multilaterais também são bem-vindos a participar das atividades da rede e contribuir para o diálogo político, assim como com apoio à rede. A NeST preza pela sua independência e autonomia e seu financiamento deverá dar-se a partir de recursos do Sul ou multilaterais. Atualmente a NeST e seus capítulos são, fundamentalmente, financiados com recursos das instituições promotoras.

Capítulo Brasileiro da NeST

A NesT-Brasil foi lançada em fevereiro de 2015. A rede visa realizar atividades de pesquisa, oferecendo evidências empíricas e bases conceituais para o debate sobre a CSS e a cooperação brasileira.

Em particular, a NeST-Brasil busca: (a) Identificar e elaborar a abordagem específica do Brasil à cooperação internacional para o desenvolvimento, como essa abordagem se relaciona com a de outros países emergentes e da OCDE, e qual a sua contribuição para a rede global do NeST; (b) Articular redes e iniciativas pré-existentes que trabalham com a cooperação internacional para o desenvolvimento em âmbito nacional e regional; (c) Desenvolver um entendimento comum e se possível consensual das partes interessadas sobre a natureza, os conceitos, os princípios, as abordagens e os indicadores da cooperação para o desenvolvimento no Brasil e na América Latina; (d) Melhorar a disponibilidade e acessibilidade aos dados e às informações acerca da atuação do Brasil e dos países latino-americanos e seus parceiros nessa cooperação; (e) Organizar encontros, oficinas e seminários sobre o tema periodicamente com pesquisadores brasileiros e estrangeiros e outras partes interessadas.

Concomitantemente, o NeST-Brasil deve contribuir para articular a criação de uma rede regional da NeST América Latina, identificando e interagindo com instituições engajadas em pesquisas sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento na região.

A NeST-Brasil tem participado ativamente das atividades internacionais da NeST e, nacionalmente, promoveu duas reuniões de acompanhamento e uma pesquisa sobre monitoramento e avaliação da Cooperação Técnica Sul-Sul brasileira. Veja mais informações em Documentos da Rede e Notícias e Eventos.