×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 549

A cúpula dos BRICS: O clube dentro do clube

Data de inserção: 17/10/2014

 

Nesta edição:

Em "Banco BRICS:A garrafa é nova, mas como está o vinho?" Sameer Dossani da Action Aid Internacional explora a questões sobre o banco e sobre o papel crescente dos países do Sul como agentes de desenvolvimento.

Em “Os BRICS: A Luta pela Hegemonia Global num Mundo Multipolar, Graciela Rodriguez, coordenadora do Instituto EQUIT e membro da REBRIP (Rede Brasileira Pela Integração dos Povos) descreve o potencial dos BRICS para superar a ortodoxia neoliberal a partir de um sistema
econômico liderado pelo Estado.

Em “O Tabuleiro Econômico Global e o Papel dos BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul”, a professora Jayati Gosh da Universidade Jawaharlal Nehru descreve os desafios dos BRICS, incluindo modos de lidar com os países do Sul sem reproduzir os erros do Norte.

Em “O Clube da Governança: perspectivas para o engajamento da sociedade civil”, Vitaliy Kartamyshev, copresidente do GCAP (Chamada Global Contra a Pobreza) - Rússia, discute a evolução e os papéis dos BRICS, particularmente para o desenvolvimento internacional.

Em seu artigo “Altas Ambições: o Programa para Desenvolvimento de Infraestrutura na África (PIDA)”, Mzukisi Qobo, professor e diretor adjunto do Centro de Estudos de Inovações em Governança da Universidade de Pretoria, descreve como o PIDA está desenvolvendo formas de financiamento dos megaprojetos através do Banco dos BRICS, entre outros.

 

A cúpula dos BRICS: O clube dentro do clube. ed Heinrich Böll Stiftung. Caderno especial. Número 20 - julho de 2014. Berlim. 21p. Disponível em: <http://br.boell.org/pt-br/2014/07/11/cupula-dos-brics-o-clube-dentro-do-clube> outubro 2014.