A importância do engajamento político doméstico: O exemplo do questionamento da autonomiae soberania como conceitos defensivos na Política Externa Brasileira

Data de inserção: 13/09/2014

 

Um dos desafios centrais da política externa que o vitorioso das eleições presidenciais de outubro enfrentará é como tornar esta área da política pública relevante de interesse para os políticos e para o público brasileiro. Este artigo trata deste desafio, argumentando que é o momento dos brasileiros reexaminarem o que é entendido por autonomia e soberania dentro do contexto da política externa do país.

Não são oferecidas prescrições políticas ou interpretações. Ao contrário, a atenção é focada em argumentar que o contexto nacional, regional e global mudou, tornando a adesão a elementos conceituais pré-existentes perigosa potencialmente custosa. Se não houver nada para mudar, o artigo argumenta, isso deve ser uma escolha consciente que vem de debate político e público envolvido, que por sua vez irá proporcionar ao Itamaraty a direção e o apoio de que necessita para continuar avançando no interesse nacional do Brasil.

 

BURGES, Sean. The Importance of Domestic Political Engagement: the example of questioning autonomy and sovereignty as defensive concepts in Brazilian foreign policy. Conjuntura Austral, Porto Alegre v. vol. 5 n. n. 25, p. 7-19, ago-set. 2014.