×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 550

O Brasil como ator regional e como emergente global: Estratégias de política externa e impacto na nova ordem internacional

Data de inserção: 04/08/2014

 "Análise das grandes linhas da diplomacia brasileira sob a presidência Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 e 2007-2010), apresentando suas principais iniciativas no cenário internacional. Também são discutidos os fatores que influenciarão o papel potencial do Brasil enquanto ator regional e global, assim como suas limitações nesse terreno. O Brasil é um ator de certa relevância em ambos planos, possuindo, entretanto, maior poder de influência na América do Sul. Ele também exerce liderança relativa em alguns tópicos da agenda multilateral (como nas negociações comerciais multilaterais, por exemplo) e tem sido considerado um ator relevante, como um dos BRICs, na evolução futura da economia mundial."

 

 

ALMEIDA, Paulo Roberto de. O Brasil como ator regional e como emergente global: Estratégias de política externa e impacto na nova ordem internacional. ed Revista Cena Internacional, vol. 9, nr 1. Brasília: 2007. 25p. Disponível em: <http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/1748BrAtorGlobCenaIntern.pdf> agosto 2014.