×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 550

Tecnologias de informação e integração regional: desafios institucionais para a cooperação Sul-Americana na área de segurança

Data de inserção: 23/07/2014

 Este artigo analisa o papel das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de integração regional sul-americano, baseado em um estudo sobre  questões de segurança regional e cooperação entre os Estados. O estudo procura analisar as possibilidades das TICs na construção de confiança mútua entre os estados e a harmonização entre a manutenção da ordem interna e da estabilidade regional, em um cenário marcado pela desconfiança e limitações políticas e institucionais. O argumento é que o uso de tecnologias de informação podem contribuir para o aprofundamento dos processos políticos, embora na prática haja falta de uma estratégia coordenada para os países sul-americanos aplicarem tais tecnologias. (traduzido do original)

 

ARTURI, Carlos Schmidt; CEPIK, Marco. Tecnologias de informação e integração regional: desafios institucionais para a cooperação Sul-Americana na área de segurança. ed Dados, vol.54, n.4: 2011. 42p. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0011-52582011000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en> julho 2014.