"Um dos aspectos que tem apresentado maior dinamismo na conformação do espaço comum sul-americano, propondo articular a zona de livre comércio conhecida como Alcsa (Área de Livre Comércio Sul-Americana), é a ênfase na infra-estrutura regional. A idéia de fortalecer a infra-estrutura física como fator essencial para a integração do espaço econômico e do desenvolvimento foi lançada na Primeira
Reunião dos Presidentes da América do Sul, realizada em 2000. (...) Na Declaração Final da reunião, os mandatários simplesmente “tomaram nota” e acordaram impulsionar o Plano de Ação para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul-Americana (Iirsa), que contém sugestões e propostas, com um horizonte de dez anos para ampliação e modernização da infra-estrutura na América do Sul, em especial, nas áreas de energia, transporte e comunicações, com a finalidade de configurar eixos de integração e desenvolvimento econômico e social, para o futuro espaço econômico ampliado."
QUINTANAR, Silvia; LÓPEZ, Rodolfo. O Plano de Ação para a Integração da Infra-estrutura Regional Sul americana (Iirsa): oportunidades e riscos. Seu significado para o Brasil e a Argentina. ed Revista Brasileira de Política Internacional, vol.46 no.1. Brasília: 2003. 9p. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292003000100011&lng=en&nrm=iso> julho 2014.