"Nos últimos anos, tem sido frequente a comparação entre a política externa do primeiro governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006) e aquelas dos governos dos Presidentes Jânio Quadros/João Goulart (1961-1964) e Ernesto Geisel (1974-1979) no tocante à aproximação com os países do Sul. Os três momentos são identificados pela literatura especializada e imprensa como épocas em que ocorreu expressivo estreitamento nas relações do Brasil com os demais Estados em desenvolvimento. A presente dissertação pretendeu examinar a cooperação entre o Brasil e demais países do Sul nesses três períodos. A ênfase do trabalho recaiu na identificação das razões que fundamentaram
o Brasil a intensificar seus laços com países em desenvolvimento, na definição das bases econômicas, políticas e de cooperação técnica que lastrearam o estreitamento e na exposição das oportunidades e limites impostos pelo quadro internacional e interno a essa política. Para tanto, recorreu-se ao estudo teórico e histórico do conceito de cooperação internacional, em geral, e da cooperação Sul-Sul, em particular."
Leite, P.S. (2011) O Brasil e a Cooperação Sul-Sul em Três Momentos de Política Externa: Os Governos Jânio Quadros/João Goulart, Ernesto Geisel e Luiz Inácio Lula da Silva, Brasília: FUNAG. Disponível em: http://www.funag.gov.br/biblioteca/dmdocuments/Cooperacao_sul_sul.pdf. Acessado em julho de 2014.