×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 549

A política externa do Brasil no século XXI: Os eixos combinados de cooperação horizontal e vertical

Data de inserção: 14/07/2014

"Durante as duas as últimas duas décadas, a natureza das prioridades e perspectivas da política externa brasileira vem sendo objeto de um debate intenso. Iniciado com o fim da Guerra Fria em 1989, este debate está enraizado nas
tradições das Relações Internacionais do país, opondo duas tendências: a hemisférica-bilateral e a global-multilateral. (...)Todavia, este é um debate enganoso, uma vez que o governo Lula e sua equipe de política externa, liderada por Celso Amorim à frente do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Samuel Pinheiro Guimarães na Secretaria-Geral do MRE, tem focado a agenda brasileira na combinação dos eixos horizontal e vertical. Inclusive, o poder de barganha frente ao eixo vertical e aos EUA tem se mostrado crescente. A política externa do século XXI transforma e atualiza o passado ao mesclar equilibradamente as dimensões Norte-Sul e Sul-Sul."

 

Pecequilo, C. (2008) ‘A Política Externa do Brasil no Século XXI: Os Eixos Combinados de Cooperação Horizontal e Vertical’, Revista Brasileira de Política Internacional 51.2: 136–53. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbpi/v51n2/v51n2a09.pdf. Acessado em julho de 2014.