Teorias do Sul

Autor: Jean & John Comaroff Data de inserção: 20/10/2014

O pensamento ocidental, desde o princípio, concebeu os países não ocidentais como lugar de tradições antiquadas e retrógradas, sem qualquer registro válido. Os autores da obra "Teoria desde o Sul" no presente momento sugerem que deve ser o Sul global que tem condições de fornecer interpretações (insights) para se compreender o mundo atual. 

O livro se enquadra em uma discussão que, se não é nova, vem ganhando renovada substância teórica nos quadros internacionais das ciências sociais: como se produzem teorias sociais de fora dos centros hegemônicos do pensamento – especialmente o que ficou conhecido como o Sul Global? De que maneira aportes teóricos desenvolvidos a partir de experiências histórias e sociais idiossincráticas da periferia podem renovar a pretensão universalista da antropologia, dando maior polifonia e renovando os paradigmas (reflexivos, teóricos e de categorias analíticas) das ciências sociais?

 

COMAROFF, Jean & John. Teorias do Sul. Maná, Rio de Janeiro v. 17 n. 2, agosto. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-93132011000200008&script=sci_arttext Acesso em outubro de 2014.