×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 550

Refúgio e Integração local: o impacto dos conflitos mundiais no Brasil na década de 2000 e a integração local dos refugiados em território brasileiro

Data de inserção: 28/08/2014

 "Este trabalho tem como objetivo analisar o fluxo de refugiados no mundo e no Brasil entre 2000 e 2010, buscando demonstrar os efeitos dos conflitos mundiais no aumento de refugiados em território brasileiro, destacando os desafios para a integração local destes indivíduos. Com este intuito, como forma de contextualização do tema, no primeiro capítulo, descrevemos o processo de institucionalização e formalização do refúgio. No segundo capítulo, buscamos discutir a concepção da categoria refugiado e suas limitações. No terceiro capítulo, a partir da análise da base de dados do ACNUR (Statistical Online Population Database), abordamos o número de refugiados no mundo, esboçando os maiores países geradores de refugiados e os maiores países de asilo entre 2000 e 2010. No quarto e último capítulo, apresentamos o número de refugiados no Brasil, procurando ressaltar o perfil demográfico destes indivíduos (nacionalidade, sexo, idade, escolaridade e condição de ocupação), as dificuldades enfrentadas para a integração local e as políticas que estão sendo desenvolvidas para minimizar estes problemas."

REIS, Ellen S.. REFÚGIO E INTEGRAÇÃO LOCAL: O IMPACTO DOS CONFLITOS MUNDIAIS NO BRASIL NA DÉCADA DE 2000 E A INTEGRAÇÃO LOCAL DOS REFUGIADOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO. ed Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Rio de Janeiro: 2012. Disponível em: <http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/pos-graduacao/mestrado-doutorado/dissertacoes/2012> agosto 2014.