"Este trabalho buscou analisar a cooperação educacional brasileira a partir da experiência do Programa Estudante Convênio de Graduação, o PEC-G. O objetivo foi compreender de que maneira este Programa brasileiro, desenvolvido há cinquenta anos, dialoga com o novo contexto da cooperação internacional, na qual vem se fortalecendo as relações Sul-Sul. De que maneira o PEC-G representa as intenções brasileiras na Cooperação Sul-Sul? Para buscar respostas a esta pergunta central de pesquisa, foi necessário analisar a concepção de cooperação do PEC-G, a partir da investigação sobre sua estrutura de gestão, relacionando com o histórico de implementação, processo de seleção, resultados do Programa e a situação dos estudantes africanos no Brasil. O Programa é desenvolvido com mais de 50 países, a maioria do continente africano, e o recorte foi feito em torno a este continente".
AMARAL, Joana de Barros. Atravessando o Atlântico: o programa estudante convênio de graduação e a cooperação educacional brasileira. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/14852?mode=full> agosto 2014.