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Cooperação Acadêmica Internacional: Um estudo da atuação da CAPES

Data de inserção: 14/07/2014

 "O presente trabalho teve como escopo analisar a trajetória da cooperação acadêmica internacional no Brasil e sua influência na educação superior, enfocando o trabalho na participação da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação do Brasil nesse contexto. A pesquisa teve como principal objetivo descrever e analisar o histórico da educação superior brasileira ligada à criação das principais agências de fomento à cooperação acadêmica internacional, bem como realizar uma análise sobre a evolução do trabalho executado pela CAPES, especialmente por sua Diretoria de Relações Internacionais, nesse campo. A dissertação mostra a forte influência de países estrangeiros, principalmente Europeus e os Estados Unidos na criação e desenvolvimento do sistema universitário brasileiro e na pós-graduação brasileira, analisa e esquematiza os programas de cooperação em curso na CAPES e, ao final, procura traçar mecanismos de avaliação da eficácia do fomento à cooperação internacional desenvolvida pela agência."

 

Rosa, L.O.B. (2008) ‘Cooperação Acadêmica Internacional: Um Estudo da Atuação da CAPES’, dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Universidade de Brasília. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6289. Acessado em julho de 2014.