A partir dos mandatos presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva, a preocupação com a agricultura patronal e familiar foi intensificada. De um lado, por sua importância na composição do Produto Interno Bruto (PIB) nacional; de outro, pela necessidade de produção de alimentos que pudessem garantir a segurança alimentar no Brasil. A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) nasceu com a proposta de respeitar a diversidade étnica e cultural de agricultores familiares, a partir de uma metodologia dialógica e participativa.
Com a finalidade de compreender o papel da Embrapa na cooperação técnica internacional do Brasil para o desenvolvimento sustentável da África subsaariana, além de pesquisa bibliográfica, foi fundamental o acesso aos vários dados e documentos técnicos internos disponibilizados, bem como a entrevistas individuais com os técnicos envolvidos nos projetos e processos de cooperação. Para além dessa introdução, o capítulo está estruturado em quatro partes. Na primeira, item 2, é apresentada a cooperação Sul-Sul promovida pelo Brasil. Em seguida, nos itens 3 e 4, são apresentados dados sobre o desenvolvimentosustentável na esfera internacional, no Brasil e na Embrapa. Ao final, nos itens 5 e 6, são apresentados os programas e projetos de cooperação técnica realizados pela Embrapa na África subsaariana, além de sua interação com os projetos e cursos desenvolvidos em diferentes países.
LOMBARDO, A. M. S.; CAMPOS, J. I. O papel da Embrapa na cooperação técnica internacional para o desenvolvimento sustentável da África Subsaariana. Disponível em: