"Este trabalho analisa a evolução da competitividade de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai no fluxo de comércio do Mercado Comum do Sul (Mercosul), observando a especialização relativa e as alterações nas distribuições das vantagens comparativas reveladas entre diferentes categorias de produto (...). A análise realizada sugere que houve, ao longo do período, uma redução relativa dos produtos nos quais o Brasil tinha vantagem comparativa revelada, o que pode significar que o Brasil perdeu mercado no Mercosul em um número expressivo de produtos, ou ainda que o Brasil tenha sofrido um processo de especialização comercial. Outra conclusão é a de que, mesmo após a criação do acordo, os países integrantes não conseguiram aumentar a participação no comércio de seus parceiros, resultado que seria esperado da criação de uma área de livre-comércio."
GRIMALDI, Daniel; CARNEIRO, Flávio; OLIVEIRA, Luís Felipe. Padrões de especialização comercial do Mercosul . ed Texto para discussão, 1692. Ipea. Brasília: 2012. 42p. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1692.pdf> julho 2014.