Este artigo aborda as principais questões que levaram algumas empresas brasileiras a se expandir em mercados externos e, principalmente, avalia os impactos decorrentes desse processo em suas exportações, na inovação, no quadro de colaboradores e na cadeia produtiva. A pesquisa foi realizada com seis empresas industriais que receberam apoio financeiro do BNDES. Os resultados mostram que as principais motivações para a internacionalização são a busca por novas tecnologias e por novos mercados e os impactos mais relevantes foram na absorção de novas tecnologias e na capacitação do quadro de colaboradores.
DIAS, Augusto Cesar Arenaro e Mello; CAPUTO, Ana Claudia; MARQUES, Pedro Henrique de Morais. Motivações e impactos da internacionalização de empresas: um estudo de múltiplos casos na indústria brasileira. ed Revista do BNDES 38, dezembro 2012. Rio de Janeiro: 2012. 42p. Disponível em: <http://www.bndespar.com.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/revista/rev3804.pdf> julho 2014.