A NeST e Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) firmaram parceria para realizar uma série de oficinas com o objetivo de avançar em definições e metodologias comuns para a mensuração e prestação de contas da Cooperação Sul-Sul para sustentar a criação de uma base de dados abertas sobre os fluxos de Cooperação Sul-Sul.
André Mello do IPEA e Paulo Esteves do BRICS Policy Center, membros do Capítulo Brasileiro da NeST participaram da primeira oficina, realizada nos dias 17 e 18 de dezembro de 2015 em Genebra, com foco na mensuração da assistência técnica, doações em espécie e empréstimos.
Na ocasião, Márcio Lopes Corrêa, representante da Agência Brasileira de Cooperação, apresentou a proposta brasileira para uma plataforma de coleta de dados quantitativos e qualitativos da cooperação Sul-Sul, incluindo informações sobre desenvolvimento de capacidades, cooperação humanitária, bolsas de estudos, cooperação científica e tecnológica, cooperação financeira e investimento e comércio.
A proposta busca conectar os intercâmbios sul-sul com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Acesse os documentos apresentados aqui.
Mais informações sobre a oficina no site da UNCTAD.